Cabelos: Tesouras fazem toda a diferença.

by - quarta-feira, julho 14, 2010

Corte de cabelo, em minutos faz vc mudar completamente!
Sempre que procuramos um salão, damos créditos ao trabalho do profissional (óbvio), mas nunca pensamos nas tesouras, certo??

Esse post é dedicado aos leitores aqui do blog, que fazem parte do grupo HAIR STYLIST, ou quem mais se interessar, pois conhecimento NUNCA é demais.


Que tal saber mais desse objeto tão importante para nossa cabeleira??


Repicados, desfiados, retos, desconectados. Com tantas opções para dar movimento, reduzir volume, realçar a cor, entre outros resultados, o grande segredo para um corte perfeito (e que atenda aos anseios de quem senta na cadeira!) está na tesoura utilizada.

Considerado um dos acessórios de maior importância na vida de qualquer cabeleireiro, é preciso que as tesouras tenham qualidade, design que se encaixe no perfil do profissional e o melhor aço possível, já que esse último item é o responsável pelo fio e pela vida útil do produto.

"Se a tesoura não tiver um bom corte, o trabalho pode não ficar linear, trazendo - como consequência - o terrível efeito espigado e, até mesmo, as tão indesejadas pontas duplas", diz Alexandre Cruz, gerente comercial da Suntachi (SP).
Dupla mais que perfeita
Imagine um profissional antenado com as principais técnicas de corte e ter em mãos uma tesoura que atenda a todas as necessidades de manuseio. O resultado? A possibilidade do cabeleireiro executar um look perfeito e que traga com exatidão o efeito desejado pela cliente. Por exemplo, para deixar uma franja ou uma lateral cortada em dégradé, é preciso escorregar a tesoura pelas madeixas para conquistar um efeito natural. Para isso, é essencial que a tesoura tenha aço e afiação de ponta para que esse deslize seja realizado da melhor maneira possível, dando leveza e caimento. Ou seja, um bom hairstylist precisa de uma boa tesoura. E uma tesoura de qualidade, necessita de um expert que saiba usá-la.
 
Vida longa para elas
Assim como secadores, escovas e utensílios de manicure devem ser limpos e armazenados de maneira correta para que sua vida útil seja mais longa, as tesouras também precisam de atenção especial na hora de serem guardadas. Lugares limpos e seguros são os mais indicados, pois o hairstylist não deve permitir que qualquer pessoa manuseie a ferramenta. Afinal de contas, uma queda na falta de cuidado na hora do manuseio pode fazer com ela perca o alinhamento das lâminas. "Para garantir a durabilidade prolongada, a cada 15 dias, as tesouras devem ser limpas e lubrificadas com um óleo específico", aconselha Alexandre Cruz.

De olho nos modelos
Para não errar na hora de escolher a tesoura que melhor se encaixa ao tipo de corte que você irá fazer, fique de olho nos modelos existentes no mercado. As tesouras dentadas, por exemplo, são indicadas para desbastar os fios, ou seja, retirar o volume excessivo e o peso das pontas do cabelo. Esse modelo possui dentes em ambos os lados do instrumento e não deixa marcas. As com corte a laser são as mais usadas para realizar o efeito desfiado, pois elas deslizam pelos fios.
Os profissionais que precisam executar um corte em clientes com uma grande quantidade de cabelo podem usar as tesouras com corte navalha, com ou sem dentes em um dos lados. Já as de fio reto são as mais versáteis e conseguem se adaptar em qualquer tipo de corte, independentemente do estilo desejado. "Seja qual o modelo de tesoura escolhido, lembre-se de que o material do qual é feito o instrumento deve ser levado em conta. As tesouras de titânio são mais leves do que as de aço e facilitam os movimentos do cabeleireiro", afirma o hairstylist Marcos Salles (SP).

Cada tesoura um efeito
Você já descobriu nessa matéria de que é preciso escolher muito bem a tesoura para executar com perfeição cada tipo de corte. Veja as dicas do hairstylist Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros (SP), e não passe por apertos:

                                  

Fios Desfiados

Para conseguir esse efeito, um dos mais pedidos pelas mulheres que buscam um visual mais descontraído, o ideal é optar pelas tesouras com fio navalha, que não possuem serrilha.










Base Reta

Pode ter os fios inteiros ou desfiados, basta respeitar o fomato da base, que deve ser feita com tesoura ou navalha. Para um acabamento perfeito, finalize com uma tesoura serrilhada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Repicados
 
Nesse caso, o corte pode ser feito com qualquer tesoura (a laser ou serrilhada), porém deve-se usar somente a ponta do acessório, levantando bem a mecha que será cortada.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Desconectados
 
Como ter melenas desconectadas significa cortar as mechas em diferentes comprimentos, o corte pode ser feito com tesoura, navalha ou desbastadeira. Todas conferem ótimo resultado.
 
 
 
 
 
 
 
Tesoura ou navalha?
Se a dúvida na hora de cortar as madeixas é em relação ao tipo de acessório a ser usado, o Hair Stylist Marcos Salles (SP) dá a seguinte dica: "Quando a cliente tem pouco cabelo e fino e gostaria de garantir mais volume ao visual, o corte deve ser feito apenas com a ponta da tesoura fio navalha. Já se a mulher é dona de madeixas aneladas e ela deseja diminuir o volume, o mais aconselhado é utilizar o corte com uma tesoura de fio navalha. Esse acessório possibilita que o profissional repique internamente o cabelo, com maior controle.


 
Como falei no começo do post, essa matéria é voltada à profissionais do ramo!
Eu achei interessante, e vc?
 

Otimo dia!
Fiquem na Paz;
Fiquem com Deus.





Créditos:
matéria completa:
http://cabelosecosmeticos.terra.com.br

You May Also Like

2 comentários